22 de jul. de 2011

história de vocaloid

Existem muitas informações imprecisas e erradas a respeito de Vocaloid na internet, sites grandes de tecnologia e cultura geek até comentam o assunto mas acabam errando por falta de informação (e empenho na pesquisa) em muitos aspectos sobre o que é Vocaloid, para que serve e qual seu impacto na música.
Esse tópico “histórico” contém as informações para que todos entendam o vocaloid e passem informações corretas adiante.

O que é VOCALOID?

Vocaloid é um software, idealizado pela Yamaha por meados de 2003, possuindo uma simples função: cantar. O propósito inicial de sua criação foi para servir de backvocals para artistas “reais” porém sua usabilidade foi muito além do esperado. O vocaloid utiliza como base para criar as canções voicebanks baseados em vozes reais formando as palavras e frases através de fonemas.
O software requer bancos de vozes – quais não são necessariamente desenvolvidos pela própria Yamaha. Hoje no mercado temos cerca de 7 companhias produzindo oficialmente voicebanks para o Vocaloid e muitas outras envolvidas no processo.
Desde 2003 o programa já ganhou uma segunda versão chamada VOCALOID2, sua principal diferença da versão anterior é o poder de sintetização da voz, que aumentou consideravelmente, além de uma nova interface. A Yamaha já anunciou a produção do VOCALOID3 e está sendo desenvolvido até o presente momento.


MITOS E CURIOSIDADES

Existem alguns mitos que circulam sobre Vocaloid no Fandom, curiosos fatos que começaram como boatos e acabaram deixando muita gente confusa. Aqui vamos explicar esses boatos.
Sessão por: Rowel.
Miku é a primeira Vocaloid!
MITO
Muita gente diz que Hatsune Miku foi a primeira Vocaloid a ser lançada, ou até mesmo a primeira Vocaloid da série Vocaloid2 a ser lançada, mas isso é apenas mito.
Os primeiros vocaloids lançados foram Leon e Lola, e a primeira da série Vocaloid2 foi Sweet Ann.
Provavelmente uma grande parte desse mito vem do nome da Vocaloid, já que Hatsune significa Primeiro Som, mas ela tem esse nome por que ela foi a primeira Vocaloid2 da Crypton.
Neru, Haku, Teto, etc são Vocaloids
MITO
O termo “Vocaloid Oficial” é muito usado como antônimo de “Vocaloid feito por fãs”. No passado, quando ainda haviam pouco Vocaloids e voicebanks, os fãs precisavam de mais personagens para suas Fanfictions/Fanarts, eles criavam mascotes, variantes e derivados dos vocaloids “Oficiais”.
Mais tarde, quando UTAU foi lançado, os fãs não precisavam mais criar variações e mascotes dos vocaloids para preencher a demanda de personagens, já que podiam criar seus UTAUs inteiros.
Para ser considerado um Vocaloid oficial, o mascote PRECISA ter uma voz feita para VOCALOID/VOCALOID2. Nenhum Fanmade até agora “virou” Vocaloid Oficial, alguns apenas foram reconhecidos pela Crypton como mascotes, como Teto, Neru e Haku mas não são vocaloids.
Black Rock Shooter é a Miku!
MITO
Não. Ela é um personagem original que foi desenvolvido separadamente de Vocaloid, e foi criada antes da Miku. Entretanto, a maior parte da popularidade dessa personagem se deve a um vídeo onde ela apareceu ao som de uma música cantada pela Miku, por isso esses dois são assuntos tão interligados.
Cada vocaloid tem uma personalidade/ deve agir dessa maneira.
MITO
Cada vocaloid recebe um breve resumo em suas caixas para descreve-los como produtos, mas nenhuma fonte oficial delegou personalidades para cada Vocaloid. Isso foi feito para que cada produtor pudesse dar o papel/personalidade que quisesse para cada vocaloid em seu trabalho.
Tal vocaloid e tal vocaloid foram feitos para serem um casal!
MITO
Provavelmente a parte mais discutida entre os fãs, nenhum dos Vocaloids recebeu um par/parente oficial. Os vocaloids Rin e Len, por exemplo, muita gente os considera como irmãos, e outros como namorados. A verdade é que nenhuma das empresas fabricantes nunca anunciou nada do tipo, deixando a imaginação dos produtores tomarem conta dessa parte.
Vipperloids são Vocaloids!
MITO
Vipperloids feitos para enganar fãs de vocaloid para pensarem que um novo vocaloid será lançado. Geralmente eles são UTAUs bem feitos, mas a maioria dos fãs de vocaloid atuais são bem suspeitos e só acreditam em informações caso seja postado algo nos sites oficiais. Os vipperloids são: Kasane Teto, Namine Ritsu, Yokune Ruko, Sukone Tei, Rook, Hinomoto Oniko e Miko Ooka.
Neru e Haku são vocaloids porque tem vozes! Elas cantam!
MITO
Atualmente, variantes como elas não tem vozes e configurações próprias, fica a cargo do produtor como configurar cada voz de cada personagem que ele quiser. Crypton não demonstrou nenhum interesse em criar vozes para nenhum variante.
Vocaloids que cantam em inglês são americanos!
MITO
Nenhum Vocaloid americano foi anunciado até o momento e não há nenhuma companhia americana no processo de criar algum.Miriam Stockley, que gravou a voz de Miriam é da África do Sul. As companhias que atualmente desenvolvem Vocaloid são localizadas no Japão, Suécia e Inglaterra.
Todas as músicas e vídeos de Vocaloid são livres de Copyrights.
MITO
É bem verdade que muitos vídeos estão listados no Nicovideo como “Royalty free”, ou seja, são livres para usos não-comerciais, mas isso não vale pra todos. No youtube, isso varia ainda mais de produtor pra produtor, passando por aqueles que não se importam em ter seu trabalho distribuído contanto que tenha os devidos créditos até aqueles que são contra a redistribuição dos seus trabalhos.
Porque Vocaloids são tão caros?
Parte do problema é o custo de contratar um cantor para gravar as vozes. Não é barato e os estúdios precisam ter um retorno suficiente para pagar todo o gasto e ainda obter lucro. Com o passar do tempo, conforme a demanda vai aumentando ou diminuindo, os preços também variam, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário